quarta-feira, dezembro 24, 2008

O Natal e os evangélicos

Algo que me deixa irritadíssima é alguém vir com aquele velho discurso que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, que isso é uma festa pagã, que essa data era um feriado pagão, que é pecado, enfim...

Existe até um texto superchato circulando via e-mail "10 razões para o evangélico não comemorar o natal" (ou algo assim)...

Para quem já é convertida há 13 anos como eu, já passou por poucas e boas no meio evangélico, já "cri e descri" em tanta coisa que me foi colocada goela abaixo, que já foi na onda de tanto vento de doutrina, que deu a volta por cima e hoje é uma apologeta chata de galocha, hoje não aceito mais essa conversinha, esse nhém-nhém-nhém de que não posso comemorar o Natal !!! .

Eu li, estudei, pesquisei, sou auto-didata. Não preciso desse lero-lero de texto-spam de e-mail! Quem dera se as pessoas pesquisassem, lessem livros confiáveis e não meros best-sellers "gospel", afff... (viram quantas expressões clichês eu usei só nesses últimos parágrafos? kkkk!)

Quantas zilhões de coisas pagãs estão incorporadas no meio cristão e evangélico!!! Se fosse para retirar tudo, mas tudo mesmo, sorry , caro irmão, você hoje deixará de viver no evangelical mode on que está tão acostumado... E assim, para não ser pagão, você deixará de ir ao templo, sim!!! Pois foi algo introduzido por Constantino no século IV. Tem tantas práticas eclesiásticas que são pagãs! .

Sugiro a leitura do livro Cristianismo Pagão - Frank Viola (Baixe este e-book aqui: http://www.esnips.com/doc/07f0b99a-22de-4a6f-ab73-f2191a04158f/evangélico---frank-a-viola---cristianismo-pagão ou http://semeadores.net/blog/?p=83)

Esses dias (e para variar, como todo ano nessa época) estava lendo uma discussão sobre esse tema, daí achei o máximo tudo o que li, fiz umas adaptações e retirei uns trechos para postar aqui. Assino em baixo, pois é exatamente o meu pensamento:
.
Eu gosto muito do espírito de Natal. Nunca vou deixar de comemorar.
..
Pra mim , celebra-se o nascimento de Jesus e pronto. Ceia, presentes é a manifestação de alegria e celebração da vida.
.
Acho linda a decoração de Natal, as luzes piscando, os pinheiros enfeitados. A mesa posta, a confraternização.
.
Já armei minha árvore e enfeitei minha casa porque acho bonito. Gosto de músicas natalinas e contos natalinos também.Esqueci de mencionar as cantatas nas igrejas.Se fosse pra tirar de nossa tradição PROTESTANTE/EVANGÉLICA tudo aquilo que foi inserido de pagão ao longo dos séculos nos costumes da igreja, a gente ia ter que tirar muita coisa, inclusive os próprios templos, o costume de se fechar o olho pra orar, etc.
.
Os crentes que condenam a celebração de Natal, afirmando ser um ritual pagão, não deveriam também receber o 13º salário, pois é uma gratificação natalina.

As pessoas que vieram das cidades do interior fizeram seus registros de nascimento em datas bem posteriores ao seu nascimento, devido a ausência de cartórios em suas cidades, ou pela condição precária de locomoção, etc.
.
Porém isso não impede que hoje comemorem seus aniversários, mesmo conscientes que aquela não é a data certa. Ora, estariam impedidos de realizar uma festa pelo simples fato de não terem a data certa do nascimento?
.
Talvez você diga: "-Ah, mas com relação a Jesus é diferente..." Porque?? O intuito do seu coração não é o de honrar ao Senhor pelo seu nascimento ocorrido há mais de dois mil anos?!Assim como os aniversários, a festa de Natal para nós tem outro sentido, outro significado. Se você vai comemorar o Natal ou não, é uma decisão sua. .

Só quero deixar bem claro que não há nenhum respaldo bíblico para se proibir alguém das festas de fim de ano.
.
E, antes de terminar essa minha reflexão, venho informar que abomino Papai Noel e afins, que não tenho imagem dele em minha casa, mas sim - tenho árvore de Natal, pisca-pisca e lindos bonequinhos de neve para irritar os mais ufanistas desse país tropical. E teremos uma linda Ceia de Natal, de acordo com nosso bolso e com as bênçãos do Senhor! E viva o Senhor Jesus!

E tenho dito!


por R. Reis

(Fonte: pesquisas pessoais)

Um comentário:

  1. Pode ser mas..." todas as coisas me são lícitas, mas nem toda me convém."
    Comemore seu natal sim, sem contaminações e aproveite para levar o evangelho verdadeiro de JESUS vivo e ressurreto...o de apocalipse e não o da manjedoura. Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails