sexta-feira, dezembro 19, 2008

O Natal e os evangélicos


Algo que me deixa irritadíssima é alguém vir com aquele velho discurso que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, que isso é uma festa pagã, que essa data era um feriado pagão, que é pecado, enfim...

Existe até um texto superchato circulando via e-mail "10 razões para o evangélico não comemorar o natal" (ou algo assim)...

Para quem já é convertida há 13 anos como eu, já passou por poucas e boas no meio evangélico, já "cri e descri" em tanta coisa que me foi colocada goela abaixo, que já foi na onda de tanto vento de doutrina, que deu a volta por cima e hoje é uma apologeta chata de galocha, hoje não aceito mais essa conversinha, esse nhém-nhém-nhém de que não posso comemorar o Natal !!!

Eu li, estudei, pesquisei, sou auto-didata. Não preciso desse lero-lero de texto-spam de e-mail! Quem dera se as pessoas pesquisassem, lessem livros confiáveis e não meros best-sellers "gospel", afff... (viram quantas expressões clichês eu usei só nesses últimos parágrafos? kkkk!)

Quantas zilhões de coisas pagãs estão incorporadas no meio cristão e evangélico!!! Se fosse para retirar tudo, mas tudo mesmo, sorry , caro irmão, você hoje deixará de viver no evangelical mode on que está tão acostumado... E assim, para não ser pagão, você deixará de ir ao templo, sim!!! Pois foi algo introduzido por Constantino no século IV. Tem tantas práticas eclesiásticas que são pagãs!

Sugiro a leitura do livro Cristianismo Pagão - Frank Viola (Baixe este e-book aqui: http://www.esnips.com/doc/07f0b99a-22de-4a6f-ab73-f2191a04158f/evangélico---frank-a-viola---cristianismo-pagão ou http://semeadores.net/blog/?p=83)

Esses dias (e para variar, como todo ano nessa época) estava lendo uma discussão sobre esse tema, daí achei o máximo tudo o que li, fiz umas adaptações e retirei uns trechos para postar aqui. Assino em baixo, pois é exatamente o meu pensamento:

Eu gosto muito do espírito de Natal. Nunca vou deixar de comemorar.Pra mim , celebra-se o nascimento de Jesus e pronto. Ceia, presentes é a manifestação de alegria e celebração da vida.Acho linda a decoração de Natal, as luzes piscando, os pinheiros enfeitados. A mesa posta, a confraternização.Já armei minha árvore e enfeitei minha casa porque acho bonito. Gosto de músicas natalinas e contos natalinos também.
Esqueci de mencionar as cantatas nas igrejas.

Se fosse pra tirar de nossa tradição PROTESTANTE/EVANGÉLICA tudo aquilo que foi inserido de pagão ao longo dos séculos nos costumes da igreja, a gente ia ter que tirar muita coisa, inclusive os próprios templos, o costume de se fechar o olho pra orar, etc.

Os crentes que condenam a celebração de Natal, afirmando ser um ritual pagão, não deveriam também receber o 13º salário, pois é uma gratificação natalina.

As pessoas que vieram das cidades do interior fizeram seus registros de nascimento em datas bem posteriores ao seu nascimento, devido a ausência de cartórios em suas cidades, ou pela condição precária de locomoção, etc.

Porém isso não impede que hoje comemorem seus aniversários, mesmo conscientes que aquela não é a data certa. Ora, estariam impedidos de realizar uma festa pelo simples fato de não terem a data certa do nascimento?

Talvez você diga: "-Ah, mas com relação a Jesus é diferente..." Porque?? O intuito do seu coração não é o de honrar ao Senhor pelo seu nascimento ocorrido há mais de dois mil anos?!

Assim como os aniversários, a festa de Natal para nós tem outro sentido, outro significado. Se você vai comemorar o Natal ou não, é uma decisão sua.

Só quero deixar bem claro que não há nenhum respaldo bíblico para se proibir alguém das festas de fim de ano.

E, antes de terminar essa minha reflexão, venho informar que abomino Papai Noel e afins, que não tenho imagem dele em minha casa, mas sim - tenho árvore de Natal, pisca-pisca e lindos bonequinhos de neve para irritar os mais ufanistas desse país tropical. E teremos uma linda Ceia de Natal, de acordo com nosso bolso e com as bênçãos do Senhor! E viva o Senhor Jesus!

E tenho dito!

(Fonte: pesquisas pessoais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails