domingo, janeiro 25, 2009

Os pentecas e o Velho Testamento


O penteca F.D. ficou injuriado com os meus artigos, postados no site do CPR, mostrando os erros carismáticos, e me enviou um e-mail agressivo, chamando-me herege, incrédula, ignorante da palavra de Deus, uma cega guiando outros cegos para o inferno... Tudo isso e mais algumas “odiabilidades”, por causa do artigo - “A Dispensação Pentecostal” e outros - dizendo que as curas miraculosas, bem como as línguas, profecias, visões e revelações (tão comuns na igreja primitiva, principalmente constituída de judeus convertidos) terminaram, quando o Cânon da Escritura foi encerrado, tanto que o Apóstolo Paulo não pôde curar o seu companheiro Trófimo, quando este ficou doente, etc. Isto não significa que Deus tenha deixado de curar, quando Ele o deseja. Mas essa enxurrada de “curas divinas”, que teve início com os hereges William Branham, Kathryn Kuhlman e outros, é muito duvidosa...

Pelo que entendi, esse penteca é membro da INV e ficou ainda mais injuriado com os meus artigos condenando a cobrança dos dízimos. Sobre esta igreja tenho algumas restrições.

Certa vez eu estava assistindo a um culto na mesma, quando o pastor começou a “orar em língua estranha” e, em seguida, falou que o Espírito estava lhe revelando que todos os membros ali presentes deveriam contribuir com pelo menos 10 dólares para a compra de um teclado, etc. Olhei ao redor e vi uma porção de crentes mal vestidos, demonstrando pobreza, e fiquei indignada. Logo que o culto terminou, fui até o pastor e lhe entreguei 10 dólares que, por acaso, eu guardava na bolsa, e falei: “Nesta igreja existem muitas pessoas que nem sequer comem carne todo dia, por falta de dinheiro. Pela mais pobre dessas pessoas, estou lhe entregando estes 10 dólares, a fim de que ela fique livre da obrigação que o senhor acabou de impor a todas elas”. Ele me olhou aborrecido, mas, mesmo assim, recebeu os 10 dólares. Nunca mais pisei nessa igreja.

Numa noite de dezembro, eu estava jantando na mansão de um empresário da cidade, membro da mesma igreja. Lá pelas tantas, o assunto caiu sobre o dízimo. Quando expus minhas idéias, citando Gálatas 3:9-10 e 5:14, o dono da casa ficou aborrecido e falou: “Não concordo com você. Eu sou muito abençoado, exatamente porque entrego o meu dízimo. Por exemplo, este ano, ganhei mais de dois milhões em meus negócios e entreguei mais de 200 mil Reais de dízimo à igreja”. Pouco tempo depois, ele deixou a cidade porque os negócios não estavam indo muito bem... Imaginem a tristeza do pastor, quando perdeu essa mina de ouro!

Muitos pastores costumam ler o capítulo 3 de Malaquias, para intimidar os crentes, fazendo-os crer que se não entregarem pontualmente o dízimo não serão abençoados. Duvido que esses pastores “lucrófilos” expliquem aos seus ouvintes que os textos de Malaquias 3:8-10 têm sido interpretados e aplicados erroneamente pela maioria das igrejas cristãs. Uma interpretação correta do texto, segundo o contexto, vai mostrar que aqueles que são culpados de roubar a Deus, conforme Malaquias 3:8, são os sacerdotes ministradores e não o povo. Consequentemente, os que são amaldiçoados em Malaquias 3:9 são os sacerdotes, por terem quebrado a Antiga Aliança. Os pobres, as mulheres e os artesãos não eram obrigados a entregar o dízimo, segundo a Lei de Moisés. Os crentes da Nova Aliança foram completamente liberados de todas as leis do VT, conforme Jesus disse em Lucas 16:16: “A lei e os profetas duraram até João”. Em Mateus 23:23 (que os lucrófilos adoram citar) Jesus está cumprindo a lei e falando para os líderes fariseus.

Os pastores “lucrófilos”, principalmente os carismáticos, além de pregarem o falso evangelho da fé/prosperidade, ainda exigem o dízimo, agrilhoando os crentes às leis do VT, a fim de conservarem esses coitados presos às suas “sinagogas”, pelo medo de perderem bênçãos financeiras e espirituais, ou até serem castigados por desobediência. E assim, eles vão enriquecendo, acumulando fortunas nos bancos estrangeiros e até se assentando em tronos de ouro maciço, como Benny Hinn, Kenneth Copeland, Peter Wagner, Robert Schüller e outros “jacarés espirituais”.

Crente, leia o VT apenas para se ilustrar nos exemplos e na história de Israel. Nenhum profeta do VT fala diretamente para nós. Eles apontavam para as duas vindas do Messias e davam conselhos à nação de Israel, para que esta andasse conforme os mandamentos de Deus. Lembre-se que o nosso evangelho está contido nas cartas de Paulo. Ele é prático, límpido e simples como o autor do mesmo, o qual foi inspirado nas visões que teve de Jesus ressuscitado e pelo Seu Espírito, libertando os gentios do peso que Deus havia colocado sobre os judeus. Isso porque os judeus sempre pediram sinais, enquanto os gentios preferiram pedir sabedoria. É pena que os pastores carismáticos tenham regredido tanto, ao ponto de resolverem impingir as leis do Velho Testamento aos membros de suas congregações, complicando a vida dos crentes, com o fito de encherem os gazofilácios de suas “sinagogas pentecostais”.

Mary Schultze
www.cpr.org.br/Mary.htm

5 comentários:

  1. Não esquenta, falar a verdade não é fácil

    vá em frente e parabéns

    http://marcelonathanson.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. R. Reis,

    Concordo com a Mary quanto aos abusos cometidos pelos adeptos do evangelho da prosperidade. Eu também odeio tal teologia e as práticas exploratórias que a mesma enseja. Porém discordo em alguns pontos de sua abordagem.

    Discordo que os dons cessaram com o fechamento do cânon. Ainda não li o artigo dela que provocou a ira do penteca em questão, mas indico a leitura de uma resposta que dei a um irmão, intitulado "O que é cessacionismo?".

    Também discordo que o Antigo Testamento não tenha uma mensagem para nós hoje. Toda a Escritura, em seus 66 livros, são nossa regra de fé e prática. O que precisa ser feito, em relação ao AT, é interpretá-lo à luz do Novo Testamento.

    Sobre o dízimo, estou publicando uma série de estudos com o título "Dízimo: uma breve história". A primeira parte já está no ar, a segunda será publicada ainda nesta semana.

    Em Cristo,

    Clovis

    ResponderExcluir
  3. É REALMENTE DEPRIMENTE VER TANTOS PSEUDOS MESTRES FALANDO COMO SE FOSSEM DETENTORES DA VERDADE,FALA-SE DE UMA PESSOA QUE TE ESCREVEU CHEIA DE "ODIABILIDADES",MAS É INTERESSANTE SEU SENSO DE MEXER COM O QUE É SAGRADO PARA OS OUTROS,SEM QUERER TER UMA RESPOSTA COM PENSAMENTOS TÃO HUMANOS.
    TENHO NOTADO A FALTA DE RESPEITO QUE PESSOAS QUE SE INTITULAM "PENSADORES",PROMOVEM,APENAS AUMENTANDO O PRECONCEITO E A SEPARAÇÃO ENTRE PESSOAS QUE,SÓ QUEREM CRER.
    HONESTAMENTE,NÃO ENTENDO O QUE ENCOMODA TANTO EM VCS.
    MAS EM TUDO DAMOS GRAÇAS,
    PQ O QUE NOS SEPARA DO AMOR DE CRISTO,NÃO É MESMO.

    ResponderExcluir
  4. SABE,SOU UM PASTOR E PREGO QUE O DÍZIMO,AO NVEZ DE SER DADO EM IGREJAS,DEVE SER DADO,OU USADO PARA ASSISTENCIA SOCIAL DIRETA SEM PASSAR PELO CAIXA DA IGREJA.POREM,NÃO POSSO DEIXAR DE NOTAR QUANDO O SENHOR JESUS DIZ,PARA "FAZERMOS ESSAS COISAS,SEM DEIXARMOS AS OUTRAS...",MAS COM CERTEZA,VCS TERÃO UM BOM ARGUMENTO PARA ATACAREM ISSO.
    PENSO QUE VCS,PODERIAM PENSAR UM POUCO SOBRE O VERDADEIRO AMOR,ANTES DE GENERALIZAR OS PASTORES DENTRO DE UM MESMO FOCO.SE VCS QUEREM CONTRIBUIR COM ALGO,FAÇAM ISSO COM AQUELE AMOR DE CORINTIOS 13,NÃO QUERENDO SER OS SENHORES DA RAZÃO.
    CONTUDO,VOS CONVIDO A ORAR,PARA QUE TENHAMOS UM VERDADEIRO AVIVAMENTO NO BRASIL.
    SOU PENTECOSTAL E FUI CURADO DE TUBERCULOSE,QUANDO SÓ ME RESTAVAM ALGUNS POUCOS DIAS DE VIDA,PQ ORARAM POR MIM.
    RESPEITO OS TRADICIONAIS,POIS ELES TÊM SUA PARTE NA HISTÓRIA,MAS O RESPEITO DEVE SER PARTE DE QUEM QUER AJUDAR A MELHORAR.
    ABRAÇOS.

    MIGUEL ANGELO.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o que está em "discussão" não é a duvidosidade da fé, ou detrimento de qualquer crença, pensamento ou muito menos a base que temos e precisamos ter em nossas vidas, seja ela cimentada em qualquer ideologia, religião afins. Até porque o Ser Humano é um ser racional e muito mais que isso um "SER DE FÉ".

    O escopo representado na charge, diz respeito a falta de moral e mau uso do dom palavra, que entre todos, pode ser o mais perigoso. A questão é que os 10% de seus lucros NÃO DEVEM ser cobrados pela Igreja. Na verdade, se não quiseres pagar o chamado DÍZIMO, não sera preso ou acusado de SER SEM FÉ. O que acontece é que se não pagares, não receberá os benefícios que a Igreja tem para te oferecer, sejam no cunho do matrimonio ou na unção do enfermos. O que acontece, é que o contemporâneo é Imperialista, dentro de um Sistema Capitalista. Assim foi e sempre será o mundo na terra,a credito que em outro lugar que não seja o Planeta Terra, esse meu argumento pareça absurdo, na verdade espero que sim.

    O problema é o mau uso por parte de alguns das palavras ditas sagradas. Nunca conseguiremos refletir o que os grandes pensadores escreveram, nunca sera da forma que quiseram nos passar, até porque um Livro escrito por várias pessoas diferentes pode se tornar uma bibliografia duvidosa. O que nos "prende" seja em qualquer fé, é o ponto Cultural, de Valores e o contexto de Família que somos inceridos. Dessa forma, podemos ser, depois do estágio de aprendizado e puro de criança o que quiseremos, mas antes disto, sempre receberemos a influência do nossos pais pensam sobre a vida e inclusive sobre a sua doutrina religiosa, depois desse tempo reflete-se individualmente o que de fato quer ser e claro sempre influenciado por alguma coisa, isso até o final de nossas vidas.
    Já que varias pessoas citaram trechos da biblia, gostaria que dessem uma olhada em especial a 3 passagens do NOVO TESTAMENTO, e não do Antigo, que na minha humilde opinião trata-se de um possível Modelo Economico, em relação ao dízimo. O que não quer dizer que seja de todo ruim, contudo o problema é a interpretação que se dá no CONTEMPORÂNEO. Sigam qualquer fé, crença ou religião, mas nunca usem da eloquência e do dom da palavra para prender servos e pessoas humildes. As diferentes Igrejas curam, purificam as pessoas, mas nunca se esqueçam que acima de qualquer pessoas, pastor,padre,dono de terreiro etc. Sempre existem algo maior que é o DEUS que Jesus nos tentou mostrar com a maior paciencia e pureza possível. E todas as curas de qualquer doença, estão DENTRO DE NÓS, basta ACREDITAR.

    Novo Testamento:
    Atos Cap. 17 Ver. 24 e 25.
    Lucas 23 , 2.
    Mateus 6 , 5,6 e 7.

    Minha opinião de quem não tem o interesse de desmerecer qualquer crença, pensamento, modo de vida, desde que seja voltado para o bem.
    Curti a idéia do DÍZIMO não passar pelas mãos da Igreja, e sim ser revertido pelas pessoas ao cunho social, isso desperta o experíto de irmandade das pessoas o que acredito, na prática, ser muito melhor do que o Sermão de um Pastor. Mas não desmerecendo-os, porque em alguns momentos também é confortante escutá-los.

    Grato, desculpe-me se ofendi alguem, não é a intenção.

    Positive Vibrations

    Abraços,
    Leonardo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails