segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Passos Práticos para Entender e Experimentar a Cura

Cura e Aperfeiçoamento


Há tantos tipos diferentes de ensinamentos e opiniões sobre o assunto cura. Mas por ordem para chegarmos num entendimento mais preciso e balanceado sobre o assunto, você e Eu devemos nos achegar a Palavra com a mente aberta para que possamos entender as Escrituras. Tenho estudado a Palavra por mais de 30 anos, e embora eu não saiba tudo sobre cura, tem algumas coisas específicas que Deus tem repetidamente me mostrado que são verdades.

Saiba Que é o Desejo de Deus Que Você Seja Curado

Eu creio que a coisa mais importante que precisamos entender desde o início é que É o desejo de Deus que sejamos curados. Em Lucas 19:10, Jesus disse, Porque o Filho do Homem veio para salvar o que está perdido. Interessantemente, a palavra salvar aqui, assim como em vários outros lugares na Escritura, tem origem na palavra Grega sozo, que significa “fazer por completo — espírito, alma, e corpo”. Em outras palavras, cura física é como salvação para o nosso corpo. Em adição a crer que Deus está fazendo um bom trabalho em nosso espírito e alma, nós também podemos confiar nEle para fazer um ótimo trabalho em nosso corpo.

Como mais podemos saber que é desejo de Deus curar? João 5 indica alguma luz sobre esse assunto. No verso 30, Jesus disse que Ele não procurava fazer a Sua própria vontade, mas somente a do Pai que O enviou. E no verso 19, Ele disse,... Eu te asseguro, mais seriamente te digo, O Filho está capacitado para não fazer sua própria vontade (de Sua própria vontade); Mas Ele está apto para fazer somente o que Ele vê o Pai fazendo, seja o que for que o Pai faz o Filho faz do mesmo jeito [Em Sua vontade]. O que Jesus fez? As Escrituras dizem que Ele veio para trazer cura para todos os oprimidos do diabo. (1) Obviamente, antes de vir para terra, Jesus via o Pai curar as pessoas. Então quando Ele veio para a terra, Ele imitou o desejo do Seu Pai e curou pessoas também.

Agora, vamos dar um passo mais adiante. Em Hebreus 13:8 é verdade — E Eu creio nisso — Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre, então nós temos que crer que hoje Ele ainda está fazendo a vontade do Pai. Isso significa que Ele ainda deseja curar as pessoas em seu espírito, alma e corpo. Pelas Escrituras, sabemos que é desejo de Deus para Seu povo que sejam curados. O que não sabemos ao certo é quando ou como nossa cura irá se manifestar. Se isso acontecer em um minuto, uma hora, cinco semanas ou cinco anos, é importante para nós crermos que é desejo de Deus curar. Isto também é essencial para sermos aperfeiçoados e nos mantermos numa posição correta de espera até a cura chegar. Quando fazemos isso, estaremos aptos a desfrutar nossas vidas e caminhar em paz.

Posicionando-se Contra a Doença

É vital para nós entendermos que é ilegal para Satanás colocar doença em nós, e não há uma boa razão para deixá-lo fazer isso. Foi ilegal para Satanás matar Jesus, mas ele estava apto a fazer isso porque Jesus permitiu a ele. Por que? Porque Jesus estava usando essa ação ilegal para trazer salvação para o mundo! Portanto é ilegal para Satanás nos trazer doença, e nós precisamos nos posicionar contra isso.

A doença não vem sempre a nós repentinamente; muitas vezes começamos a sentir indicações súbitas de que algo esta acontecendo conosco. A partir do momento que começamos a reconhecer os sintomas de doença, precisamos ficar contra eles — precisamos resistir do mesmo jeito que resistimos à tentação do pecado.

Se a tentação vem a mim para me fazer sair com outro homem que não seja meu esposo, eu resistirei a isto com tudo que há em mim. Por que? Porque eu sei que é errado e ceder a isso só trará destruição. Eu valorizo a saúde do meu casamento, e eu faria qualquer coisa para protegê-lo. Esta é a mesma posição que você e eu precisamos ter para cuidar da nossa saúde física.

Como você se posiciona contra a doença? Para iniciantes, suplique ao sangue de Jesus contra toda doença e sobre cada parte do seu corpo — seu sistema imunológico, seus órgãos, suas células sanguíneas e outros. Depois proclame a Palavra sobre o seu corpo. Você pode orar, “Pai, Eu creio que é da sua vontade que eu seja curada. Eu creio que pela cruz de Jesus eu sou curado. A Tua Palavra é saúde e vida para o meu corpo, e isso irá se completar conforme o Seu querer e propósito.” (2).

Uma vez que você fez isso, evite sair por ai dizendo coisas como, “Ai, Estou me sentindo mal”, “Estou tão doente,” ou “Eu sei que vou ficar doente porque todos estão ficando”. Isto coloca sua boca de acordo com a doença. Ao invés, peça para Deus te ajudar a manter sua mente e boca de acordo com a Sua Palavra. Meditando nas escrituras que declaram sua cura, sua boca irá brevemente fazer o mesmo. Muitas vezes essas coisas são tudo o que devemos fazer para ver a doença desaparecer.


Peça a Sabedoria do Senhor

Se a doença persistir ou piorar, vá a Deus e peça a Ele direção. Tiago 1:5 diz, Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus [que dá] a todos liberalmente e generosamente, sem censura, e ser-lhe-á concedida.

Muitas vezes eu pedi ao Senhor como lidar com o lado prático da doença que eu estava enfrentando. Eu perguntava coisas como, “Eu devo ir ao médico? Eu devo me operar? Eu devo tomar os remédios ou fazer o tratamento prescrito, sabendo da possibilidade dos efeitos?”. Eu não acreditava que era um pecado ou uma falta de fé ir ao médico ou tomar em remédio. Deus usou ambos em minha vida e a vida de outros para trazer a cura. Nós só precisamos colocar a nossa confiança em Deus — não na medicina ou em médicos — e perceber que Ele é o único que traz cura.

É igualmente importante perguntar a Deus sobre o que a doença é resultado. Simplesmente dizer, “Senhor, o que está errado aqui? Tem algo que eu fiz ou não fiz para abrir as portas para essa doença?” O Senhor pode então mostrar algo que você precisa lidar. Pode ser que você não esteja liberando um perdão sobre alguém ou que você não esteja descansando o bastante ou que você esteja comendo coisas erradas.

Seja o que for que Ele revele, Eu o encorajo a seguir a direção dEle. Isto poderá salvar você de um ataque do coração e problemas mais tarde. Se o Senhor não o mostrar nada, não se desgaste tentando encontrar algo que você fez de errado ou falhou. Somente fique tranqüilo e saiba que Ele é Deus e que Ele tem um grande propósito em permitir alguma doença em sua vida que você pode muitas vezes não ver agora. Pois nosso conhecimento é fragmentário (incompleto e imperfeito)... agora (nós) conhecemos em parte (de forma imperfeita), mas então (nós) iremos conhecer e entender completamente e claramente... (I Corintios 13: 9, 12)


Herdando as Promessas de Deus pelo Desenvolvimento da Paciência

Assim como você e eu estamos esperando no Senhor para inteiramente trazer a nossa cura, a tentação com freqüência chega para nos fazer desistir ou parar de crer em Deus. Satanás sempre irá tentar nos tirar da nossa cura — fazendo-nos pensar que senão recebermos nossa cura, não somos dignos como pessoas ou que Deus não nos ama. Mas isso é uma mentira. Precisamos perceber que cada uma das promessas de Deus não vem a nós imediatamente. Eu creio que a razão disso seja porque Ele está desenvolvendo o fruto do Seu caráter em nós — especialmente paciência.

Certa vez permaneci em fé por cinco anos, esperando Deus me curar de uma disfunção hormonal que estava me causando problemas sérios. Eu também permaneci em fé a mais ou menos dezessete anos atrás para Deus me curar de câncer. Muitas vezes eu não parecia que seria curada, e o medo vinha contra mim. Mas a Palavra de Deus em mim continuava a me motivar a esperar pela cura. Hebreus 10: 35, 36 diz, Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela carrega uma compensação grande e gloriosa de recompensa. Com efeito tendes necessidade de paciência e perseverança, para que você possa realizar e inteiramente cumprir a vontade de Deus, e desta maneira receber e alcançar [e desfrutar por inteiro] o que está prometido.

Eu creio que ter paciência é melhor que ter cura.

Paciência é para a alma o que cura é para o corpo. Quando temos paciência, nós somos... perfeitamente e inteiramente desenvolvidos [sem defeitos], em nada deficientes (Tiago 1:4). Se eu tivesse recebido a minha cura uma semana depois de estar aflita, eu poderia estar fisicamente curada, mas eu não teria a maturidade espiritual que Deus desenvolveu em mim através dessa jornada. Sim, eu odiava a doença, mas sou grata pelo caráter de Cristo que foi produzido em minha vida.


Focalize Sua Fé

Eu desafio você a tomar esse ensinamento e meditar um pouco. Vá para a Palavra e estude as escrituras sobre a cura para você. Ao fazer, ore e peça a Deus para que permita que Sua verdade penetre em sua alma, expulsando e jogando para fora qualquer pensamento que você tenha que é contrário a Sua Palavra.

Se você está se esforçando para ter fé para a sua cura, eu o encorajo a parar de buscar a sua cura e a começar a buscar o Curador. Concentre-se em adorar a Deus e O agradecer pelo trabalho que Ele esta fazendo em você. Peça a Ele para lhe dar o dom da fé — a habilidade sobrenatural de crer genuinamente nEle sem você se esforçar. Quando Deus dá a você o dom da fé, você estará na paz e no descanso, sabendo que o que você pedir a Ele será concedido no Seu tempo.

Ah, você pode não saber como, quando ou o que Deus irá fazer, mas você saberá que Ele fará. Deus é fiel e Ele irá fazer exatamente o que precisa ser feito em você... e na hora certa.

Decida hoje parar de tentar descobrir todas as respostas para as situações que você está enfrentando e foque a sua fé na verdade que você conhece e entende. Se Deus mostrar para você algo que você fez de errado, peça a Ele para te perdoar, receba o Seu perdão e amor, e prossiga. Viva para o Senhor e caminhe nos Seus caminhos. Confie Nele, seja paciente, e Ele ira trazer a sua cura!

(1) Atos 10: 38 (2) 3 João 2; Isaías 53: 5; Provérbios 4: 20 - 22; Isaías 55: 11

Por Joyce Meyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails