domingo, fevereiro 08, 2009

Plano maquiavélico para MUDAR AS IGREJAS que são MAIS SÓLIDAS

Nunca imaginei ver este plano realmente tão explicitado, escrito com todas as suas letras, sem nenhum pejo! Nunca imaginei que este plano e sua execução fossem tão sordidamente traiçoeiros! O pior é que tem funcionado em muitos casos (mas graças demos a Deus, na Sua misericórdia e poder Ele sempre tem preserado e preservará os Seus sete mil que não dobraram os joelhos ante Baal). Seu ramanescente fiel! Louvado seja Ele, só Deus).Hélio.

(PS. - Este material me foi gentilmente enviado pelo Pastor Sebastião TENÓRIO Rocha, prtenorio@..., que pastoreia uma boa Igreja Batista Regular em Natal, RN, e é um dos editores da revista trimestral "Fundamentos da Fé", fundamentosdafe@... , http://www.fundamentosdafe.hpg.br, interessante de ser lida, examinem).

Transição - Parte 4

Simultaneamente transicione seu estilo de culto na fase de mudanças (Salmos 150; Salmos 100; Salmos 96:1-3)

Dr. Chuck McAlister serves as senior pastor of the Church at Crossgate Center in Hot Springs. He is an avid hunter and recently received the designation of “Master Sportsman” from the Christian Sportsman Fellowship. In 1998, he launched Adventure Bound Outdoors, which is a Christian hunting/fishing program that can now be seen on the Outdoor Life Network.

Essa será, de longe, a parte mais controvertida do processo de transição. As pessoas têm preferências fortes a respeito dos estilos de culto para os quais dão grande importância espiritual. Esta parte do processo de transição deve ser administrada delicadamente durante um bom tempo ou você terá sabotagens sobre todo o processo.
Aqueles que estão plantando igrejas não terão problemas dessa natureza, e, infelizmente, muitos pastores tentam fazer a transição de suas igrejas como se estivessem lidando com uma igreja que está nascendo e não já estabelecida. Este é um erro fatal. Você não pode ter pressa com a transição para um novo estilo de culto. Você vai precisar praticar muita paciência para ajudar a igreja para fazer as mudanças necessárias no estilo de culto que irão, com certeza, impactar aqueles que não conhecem a Deus. Para a nossa família eclesiástica, esse é um processo que já dura onze anos e vai adiante. Nós seguimos os seguintes passos, cada um dando suporte para o outro, para fazer uma transição segura:

1. Mudança na Pregação
Comece a transição pela sua pregação. Pregue a Bíblia de uma maneira que demonstre como as Escrituras podem satisfazer as necessidades das pessoas. Fique nesse estágio por, pelo menos, um ano e daí então mude para o próximo passo para permitir um envolvimento de pessoas novas que começam a freqüentar a igreja buscando ensino relevante.

2. Planejamento de Culto
Forme uma equipe de planejamento dos cultos para ajudar numa conexão com a mensagem de modo que os cânticos estejam de acordo com o tema da mensagem. Introduza projeções de multimídia com o esboço dos sermões e as letras das músicas.

3. Arranjos de Hinos
Introduza novos arranjos de hinos preferidos do povo.

4. Introduza Alguns Cânticos de Louvor
Comece com um cântico novo por mês. Gradualmente vá ensinando outros cânticos, avaliando a reposta da igreja de modo a ter segurança do que está sendo feito. Alguns vão gostar rapidamente das mudanças. Outros vão mais devagar. Mas outros vão mostrar rejeição. Tente mostrar a eles a validade do que está sendo feito.

.

5. Adote um Estilo Eclético de Culto
Isso vai acontecer na medida em que continua a introduzir novos cânticos.

.

6. Comece a Usar uma Equipe de Louvor
Este e o próximo passo são a parte mais desafiadora na transição do estilo de culto. Quando as pessoas vêem a equipe de Louvor cantando na frente, pensam: "Nós estamos mudando", e a reação pode ser forte.
Felizmente, nossa igreja aceitou a liderança de nosso pastor de Adoração, e negociamos esta parte da transição de uma forma bem leve, mas isso nos custou três bons anos, até chegar nesse ponto. Para aquelas igrejas que têm dificuldade em aceitar as mudanças, a solução alternativa é continuar com um culto de estilo tradicional e outro culto de estilo contemporâneo em horário diferente.
Se isso não for aceitável para muitas igrejas, tente iniciar um culto de estilo contemporâneo em outro local, explicando que vocês são a mesma igreja em dois locais diferentes, aumentando as possibilidades de alcance de pessoas. Deve-se deixar claro que esta alternativa de cultos deve ser implementada apenas quando houver locais convenientes, e quando houver investimento de tempo o suficiente par arcar com as responsabilidades dessa estratégia.


O potencial para dissensão e desunião na igreja como resultado desses diferentes tipos de cultos é significante. Há um tempo mais estratégico para se iniciar essa alternativa, como explicarei depois. Entretanto, se os cultos alternativos é o único meio de proceder com a transição, então vá adiante com extrema cautela. Vai ser difícil e doloroso. Permaneça no curso e mantenha um espírito gracioso. Você vai sobreviver.

7. Introduza Outros Instrumentos
Gradualmente diminua o uso do piano e órgão ao introduzir outros instrumentos, como guitarra e bateria. Esta transição pode começar nos cultos de Domingo à noite e cuidadosamente nos cultos de Domingo pela manhã. (NT. É bom lembrar que os cultos de domingo pela manhã são os mais fortes nos Estados Unidos) Para aquelas igrejas que não têm cultos nas noites dos Domingos, uma solução seria ter um culto de meio de semana onde os novos instrumentos podem ser usados.
Uma boa forma de ir em frente com a transição é usar música pré-gravada no culto, o que daria tempo de recrutar uma banda e gradualmente introduzi-la nos cultos.
Uma estratégia que funciona muito bem é programar um Culto Jovem mensal, explicando a sua igreja que este culto tem a prioridade de alcançar jovens de sua área, desse modo, o culto precisa ter algo que atraia os jovens. Encoraje toda a igreja a estar presente dando "apoio" para os jovens. Depois de estarem presentes, vivenciando o novo estilo de culto, o culto de Domingo pela manhã vai parecer muito devagar, em comparação.

8. Diversifique Seu Modelo de Culto
Isto, também, deve ser realizado gradualmente. Entretanto, uma vez transpostos os dois passos anteriores, você já passou pela parte mais difícil do processo de transição do culto. Às vezes, você vai precisar aumentar o ritmo do culto para se tornar mais celebrativo. Outras vezes, o culto pode ser mais tranqüilo para permitir mais tempo de reflexão.

9. Adote o Uso de Peças Teatrais, Ilustrações com Vídeo e Testemunhos nos Cultos
Esta parte pode ser agradável para o povo, mas muito trabalhosa para a equipe de preparação dos cultos. Neste passo, o pastor deve preparar os sermões com boa antecedência para permitir à equipe de planejamento de culto escolher as peças, os vídeos e os testemunhos dentro do tema específico para a ocasião. Neste ponto, outros ministérios podem aparecer dando bastante suporte para a preparação dos cultos como, por exemplo, o Ministério do Teatro.

10. Tenha Equipes de Louvor para as Crianças e Jovens
Isto vai garantir a continuidade do estilo de culto na igreja. Temos equipes de louvor entre as crianças, juniores, adolescentes e jovens bem como banda de adolescentes.11. Providencie uma Equipe de Ensino
Nossa igreja está atualmente neste passo da transição. Encontre alguém da equipe pastoral ou alguém da congregação que possa regularmente ocupar o púlpito em seu lugar, mesmo quando você estiver presente. Encontre-se regularmente com essa pessoa e com a equipe de planejamento de culto de modo que a qualidade do planejamento permaneça efetiva. Nosso plano atual é de ter essa pessoa para ensinar uma vez por mês pelos próximos anos, até que nossa igreja se adeque a esse formato e cheguemos ao ponto de termos uma equipe de ensino.

12. Adote Diferentes Cultos com Estilos Diferentes
O próximo passo de nossa igreja é começarmos dois outros cultos alternativos com estilos bem diferentes: um culto com hinos clássicos e tradicionais e o outro do tipo gospel sulista. Mesmo que levemos em conta a cultura em que nossa igreja está inserida, esses cultos vão alcançar pessoas sem-igreja que freqüentaram alguma igreja quando crianças e vão lembrar dos hinos que cantavam, ou, por outro lado, estaremos alcançando pessoas que gostam de "country music" (NT. Música sertaneja americana) que é predominante em nossa região. Isso levanta uma pergunta: Por que esperar até hoje para introduzir esses dois cultos? Por que não ter começado no começo do processo?
Começamos com esses cultos agora, porque agora nosso povo tem a motivação para alcançar o sem-igreja, e não possui mais aquela idéia de um espaço confortável para acalmar os membros que eram contrários à transição naquele fase. Se esses eventos tivessem começado antes, então aqueles que sentiam infelizes com a transição do culto fariam uma idéia tão errada desses cultos que estariam causando tremenda desunião em vez de usarem os cultos para alcançar os sem igreja.

Pr. Rick Warren- O pai da Igreja com propósito(ICP)

Obs. Observe o linguajar. O trabalho enganador está claro! Fazer tudo que pode para enganar.

13. Recuse a Abandonar Seu Processo

(Sal.37:7-8)-O TEXTO FALA DO QUE VEM MUDAR.(ITEM DO ESTUDO No. I)

O pastor precisa estar concentrado na visão de sua transição, avaliando tudo o que acontece na igreja à luz do impacto que o acontecimento trará para a transição. As distrações serão numerosas; problemas surgirão, mas permaneça no processo. Possivelmente você vai enfrentar desafios de sua equipe, particularmente daqueles que estavam presentes quando você chegou. Você deve lidar com eles de forma rápida e decisiva, preferencialmente colocando algumas coisas no lugar, antes de começar o processo de transição. Isso pode significar demissão de pessoal, se eles não concordam com a transição.

Arq. Pr. Tenório-Revista (Fundamentos da Fé- 31)

Por Chuck McAlister
Tradução Erasmo Vieira

2 comentários:

  1. É contra isso que tenho lutado desde que descobri a armação em 2006.
    Tanto eu quanto o site Espada do Espírito apresentamos refutação bíblica aos dois livros deste que é para os cristãos o que Salomão foi para os judeus: a porta de entrada para o mundo.
    Minha igreja caiu nessa, muitas caíram nesse estratagema Tessalonicenssico... e ainda tem G12 e outras heresias.
    Bem vinda à equipe.
    Deus a proteja e abençoe com saúde e sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. Procure decorar a Biblia pelo menos, depois diga em ponto e justifique se houve erros!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails