segunda-feira, março 01, 2010

A Igreja Mundial e seus desvios doutrinários

Estou procurando informações sobre a Igreja Mundial, de Valdemiro Santiago. Tem alguma apostila expondo seus desvios doutrinários? Grato.

Caro irmão,

O pastor Paulo Romeiro escreveu um excelente livro sobre a Igreja Mundial: "Suor, Carisma e Controvérsia", da Editora Candeia.

Veja o que retirei do site da editora:

"Este livro trata da prática religiosa do apóstolo Valdemiro Santiago na Igreja Mundial do Poder de Deus.

A igreja fundada por Valdemiro experimentou, nos últimos anos, uma considerável expansão e tornou-se um novo caminho para muitas pessoas no campo religioso brasileiro. A visibilidade midiática alcançada por Valdemiro Santiago o transformou num dos pregadores mais conhecidos do Brasil.

Por onde passa, atrai grandes multidões. São pessoas de todas as camadas sociais e de diferentes partes da nação que o procuram em busca de cura física, prosperidade financeira, resolução de problemas familiares e muitos outros. Sua popularidade e carisma são tão grandes que muitos querem tocá-lo, pois acreditam que dele exala poder e virtude, inclusive de seu próprio suor. Seu carisma e sua forma de atuar lembram a figura de um messias.

Apesar de poucos anos de existência, a Mundial tem investido consideravelmente na programação de TV e já conta com centenas de filiais em todo o Brasil e no exterior. Várias de suas práticas são distintas das demais igrejas neopentecostais, o que a torna diferente e atraente para um público constantemente assediado pelo discurso triunfalista da teologia da prosperidade.

O principal foco deste trabalho é compreender os traços messiânicos na práxis religiosa de Valdemiro Santiago e sua relação com a grande difusão da Igreja Mundial no Brasil. É necessário compreender que o messianismo, de acordo com Henry Desroche, está fundamentado na esperança.

A exemplo da Igreja Mundial do Poder de Deus, todo o caminho que demarca a prosperidade financeira se ancora em certa representação do divino, a qual mobiliza o fiel a agir em benefício de sua conquista. Este trabalho trata de algumas das mais significativas imagens acerca de Deus decorrente da práxis religiosa encontrada na referida instituição."

Paulo Romeiro é Bacharel em Jornalismo pela Universidade Brás Cubas de Mogi das Cruzes, SP. Obteve o grau de Mestre em Teologia pelo Gordon-Conwell Theological Seminary em Boston, Massachusetts, em 1987 e de Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É autor dos livros SuperCrentes, Evangélicos em Crise e Decepcionados com a Graça, todos publicados pela Editora Mundo Cristão. Paulo Romeiro é o fundador e pastor da Igreja Cristã da Trindade com sede em São Paulo. É casado com Simone e tem dois filhos: Alyne e Adryel.

Dê uma olhada aqui:
http://www.candeia.com.br/teologicos/detalhes/livro03.html

Boa leitura!

Rocelma Reis
(Pergunta recebida por meio do http://www.formspring.me/rocelma)

3 comentários:

  1. Não pretendendo ser a resolução de sua questão, mas desejando complementar sua pesquisa com fatos comprovados:

    http://blog.teophilo.info/2010/02/valdemiro-santiago-e-seu-lixo-teologico.html

    O Senhor seja contigo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, irmão Teóphilo!
    De grande ajuda, certamente!
    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. R. Reis,

    Caso deseje conferir, você foi citada no artigo "Mulher e teologia, uma mistura graciosa" no blog Cinco Solas.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails