quarta-feira, dezembro 29, 2010

Pensamentos para o Ano Novo

Pensamentos para o Ano Novo

1."...as coisas antigas já passaram..." (2 Co 5.17). O medo de viver, na verdade, origina-se na culpa e no pecado. Só quem se livrou do fardo do passado pode entrar leve e despreocupadamente pelo portal de um novo ano. Jesus Cristo é grande o suficiente para nos perdoar todos os pecados. Basta que os confessemos a Ele.

2. "...eis que se fizeram novas..." (2 Co 5.17). Alguém disse certa vez: "Um dia pode ser uma pérola, e um século, nada." Aquele que entregou sua vida a Jesus ganha a eternidade para si; quem vive sem Jesus está perdendo tudo desde agora.

3. "Oh! Tomara que me abençoes..." (1 Cr 4.10). Quando o talentoso artista Michelangelo começou a maior obra de sua vida na Capela Sistina, pintou primeiro duas mãos que abençoavam. Ele sabia o que também nós temos de saber para um novo ano: "Tudo depende da bênção de Deus".

4. "O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois" (Jo 13.7). Muitas coisas que acontecem nos parecem estranhas, muitos caminhos de Deus para conosco parecem ininteligíveis, mas na eternidade vamos entender o porquê, pois Deus jamais erra.

5. "...a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus" (Gl 2.20b, Ed. Rev. e Corrigida). Para quem vive pela fé em Jesus, a fé de Jesus passa a se tornar efetiva: não existe fé maior do que essa. Viver com Jesus significa alcançar o alvo, pois Ele é o Autor e Consumador da fé (Hb 12.2).

6. "...faça-se a tua vontade..." (Mt 6.10b). Seguir ao Senhor com um coração íntegro e obedecer-Lhe traz bênção nunca imaginada e é o melhor pré-requisito para o sucesso espiritual. Dar finalmente o passo diante do qual vacilamos até agora nos faz felizes e nos conduz à liberdade.

7. "Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor" (Lc 12.36).William McDonald disse: "Não basta defender a verdade acerca de Sua vinda; essa verdade deve nos dominar". Os cristãos mais ativos e santificados são aqueles que contam com a volta de Jesus e que amam a Sua vinda. Por isso o pastor Wilhelm Busch recomendava: "Juntem-se aos crentes que esperam pela volta do Senhor". (Norbert Lieth -http://www.chamada.com.br)

Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, dezembro de 1998.

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Paz no Natal



"Paz na terra" foi a alegre mensagem das multidões de anjos aos pastores quando Jesus nasceu. Essa paz prometida foi uma expressão da boa vontade de Deus para com os homens.

Há muitos anos tive uma conversa com um judeu que me perguntou com visível ansiedade: "Quando virá o tempo de que fala Isaías (2.4), quando as espadas se transformarão em relhas de arado e as lanças em podadeiras, quando uma nação não mais levantará a espada contra outra nação e nem aprenderão mais a guerra, quando até os animais selvagens serão mansos, quando o lobo e o cordeiro habitarão juntos e um menino apascentará o bezerro, o leão novo e o animal cevado (comp. Is 11.6-9)?" Nitidamente pude perceber em sua voz a tristeza e o lamento pelas guerras sem fim, pela inimizade entre Israel e seus vizinhos. Infelizmente, não pude dar-lhe uma resposta à sua pergunta sobre quando virá essa paz prometida por Deus. Mas que um dia ela virá, disso não resta a menor dúvida!

A época do Natal é uma oportunidade especial para agradecermos a Deus por Jesus, que trouxe paz aos nossos corações, pela Sua mensagem e por nos dar o Espírito da paz. A paz é chamada de fruto do Espírito em Gálatas 5.22. O mundo procura desesperadamente pela paz, pensemos apenas no processo de paz no Oriente Médio e nas negociações que deveriam trazer a paz. Com tudo isso não se alcança a paz da qual a Bíblia fala. Quando muito se alcançará uma paz relativa. Só a paz de Deus que, conforme Filipenses 4.7 excede todo o entendimento, consegue nos dar verdadeira paz em meio a este mundo inquieto. É dessa paz que falam as multidões de anjos. Será que depende de Deus ou dos homens essa paz reinar ou não? Será que podemos fazer alguma coisa para que Deus possa realizar Sua boa vontade aqui na terra? Realmente depende muito de nós, homens, nos apropriarmos dessa oferta de Deus, de valorizarmos esse grandioso gesto de boa vontade de Deus para conosco, de permitirmos que a paz anunciada no Natal se torne realidade em nossas vidas. Por isso o tempo de Natal também deve ser um tempo de reflexão, um tempo de voltarmos para Deus!

Por ocasião do nascimento de Jesus, havia pessoas em Israel que depositavam sua confiança em Deus e que esperavam pelo Salvador prometido por Deus. Sempre havia um remanescente que esperava em Deus. E como é hoje em dia? Em que baseamos nossa esperança? Será que ela está depositada no progresso ofuscante e sedutor deste mundo ou nossa esperança está colocada unicamente em Deus? Somos realmente pessoas que esperam em Deus? Só assim experimentaremos aquilo que Ele promete em João 14.27:"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." É assim que, em meio a este mundo agitado, poderemos ter a paz que ninguém conseguirá nos tomar! (Fredi Winkler -http://www.apaz.com.br)

terça-feira, dezembro 14, 2010

Colunas de sustentação de um casamento: Posição social satisfatória.

O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem; porém é melhor ser pobre do que mentiroso. Provérbios 19:22.

Com relação ao nosso status social, a melhor coisa que se pode fazer é procurar viver bem, tranquilo, dentro de suas posses. Viver acima ou abaixo do seu padrão social acaba gerando frustrações e falta de paz.

Ter equilíbrio financeiro, manter as contas em dias, e à medida que Deus vai abençoando, vai adquirindo aquilo que deseja tua alma, esse é o segredo.É melhor viver com menos do que com muitas dívidas.Paulo nos diz que aprendeu a viver bem em todas as circunstâncias, tanto no muito como no pouco, esse também é um bom conselho. Tentar viver impressionando as pessoas desgasta as nossas emoções e nos torna mentirosos com a nossa vida. Vivemos aquilo que na verdade não somos.


Como diz alguém, “viver como rico, mas com dinheiro de pobre” é buscar a sepultura financeira.

Aprenda a glorificar a Deus por aquilo que já possui, e dependa Dele para continuar prosperando, assim ele te honrará, veja o texto: “Riquezas e honras estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça. Provérbios 8:18”.

Não tente acelerar o processo de enriquecer, pois quando se faz isto, perde-se valores como honestidade e lealdade, conforme diz Salomão:

“O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. Provérbios 28:20.

E lembre-se do que Paulo escrevendo a Timóteo disse com relação ao amor ao dinheiro. Ele disse que é a raiz de todos os males. Veja bem, o mal não é o dinheiro, mas o amor a ele. Compreender que não somos desta terra, que somos somente peregrinos, nos faz melhor com relação à ganância por posses.


Jesus falou que não é possível servir a dois senhores, a Deus e a Mamom ( Deus das riquezas), e acredito que isto deveria bastar para procurássemos viver contente com a nossa posição social, sem no entanto, deixar de buscar de forma sensata, melhores condições de vida.

A ostentação e comparação é um mal terrível, na verdade um pecado que se comete, e se não houver vigilância por parte do cristão, logo estará fazendo estas coisas que são próprias do homem sem Deus.

A nossa luta deve ser sempre no sentido de que não vivamos abaixo do padrão que temos condições de viver, como é o caso daqueles que vivem na mesquinharia, na avareza e acabam tendo uma vida sofrível, e nem também acima daquilo que é o nosso nível social, pois nesse caso também será cheio de transtorno a vida. É preciso reconhecer que a vida financeira pode unir ainda mais um casal, mas pode também ser o motivo de separação, por isso leve a sério o governo da tua casa.

Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida, ensina Salojmão em Provérbios 24:27.

Alguém disse: " Com ele eu moro até debaixo da ponte", porém a realidade é bem diferente, e a crise financeira tem se mostrado como sendo um dos principais motivos de separação. Não permita que a crise separe aqueles que Cristo uniu. Para tanto é preciso:

Planejamento antes do casamento, conforme orienta a bíblia em Provérbios 24:27 onde o sábio Salomão diz que antes de se casar é preciso acertar os negócios lá fora, preparar um campo, plantar uma lavoura e depois edificar a casa . Note que o casamento ficou para depois de tudo pronto. Dividas pagas, trabalho arrumado e aí sim, o casamento.

É preciso saber diferenciar "desejos" e "necessidades". Se as pessoas olharem para dentro de suas casas descobrirão “bugigangas” que compraram e que poucas vezes usaram. São utensílios de cozinha , espremedeira de nhoque, máquina de fazer pão, cortador de legumes, vassoura elétrica, espanador à bateria, enfim, um monte de coisas que pensaram ser uma necessidade e no fim era apenas um desejo.

Ter domínio próprio e não comprar nada por empolgação, pois diante de uma aquisição de um carro novo, por exemplo, há uma descarga de adrenalina tão forte que provoca alterações na nossa capacidade de usar a razão, a gente fica "cego" e acredita que é um bom negócio quando as vezes não é,ou pelo menos, não era uma boa hora para se comprar aquele bem.

Estabelecer prioridades e ser rígido nesse propósito, mesmo porque deve haver primeira a realização do "sonho a dois", antes do "meu sonho". Estabelecendo o que e quando comprar e cumprindo o que foi estabelecido, o casal não pulveriza e nem desvia o dinheiro e pode comprar algo de valor.

Comprar aquilo que põe dinheiro no bolso e não aquilo que tira dinheiro. Nossas compras devem ter sempre que possível o condão de investimento, na verdade, bom investimento.

Muitas vezes as pessoas adquirem muitas coisas que tiram dinheiro do bolso. No aniversário da filha o pai dá de presente um celular de última geração, aí eu pergunto quem irá pagar aquela conta? O pai, com certeza. Exemplo de bens que tiram dinheiro do meu bolso: querer um novo modelo de celular constantemente, comprar um carro mais novo, só que financiado; comprar objetos para dentro de casa que na loja tem alto preço, mas se for preciso vender não vale quase nada como, por exemplo: um tapete persa, equipamento de som residencial sofisticado, etc.


Exemplo de coisas que trazem dinheiro para o meu bolso: ações, títulos de capitalização, imóvel que gere renda, compra de empresa lucrativa para que outros administrem.Um conselho: Leia o Livro Pai Rico, Pai Pobre.

A idéia deve ser está: Este bem vai por dinheiro no meu bolso ou vai tirar. Qual é o retorno do investimento?

Tenha um orçamento, uma planilha de custo das despesas domésticas, para saber o quanto entra em casa, o quanto sai, e para onde está indo o seu dinheiro. Em caso de necessidade de contenção de despesas, saberá onde fazer os cortes. Empenhar em não se endividar, tendo sempre uma reserva para as emergências.

Nas compras de alto valor discutir com o cônjuge antes para uma avaliação mais abalizada quantos a valores, qualidade, marca, momento certo da compra, etc., para que também seja objeto de alegria para os dois e não de contenda.

Não contar com aquilo que ainda não está em suas mãos, para não ser surpreendido.

Em caso de crise, dialogue, discuta , combine, planeje, e cumpra com o plano, e lembre-se que a crise gera stress e as brigas tendem a aumentar. Busque a direção de Deus, lembrando que teu cônjuge não é o teu inimigo, o teu inimigo é a crise.

Não pulverize o dinheiro que sobra, guarde para comprar algo relevante

Alguns casais quando tem alguma sobra do salário, ao invés de guardarem, acabam gastando com coisas de pouca importância, de modo que pulverizam o dinheiro. É interessante guardar este pouco que sobra todo mês para comprar algo de maior valor e importância.

Sejam fiéis nos dízimos e ofertantes na casa de Deus

Cada um de nós individualmente somos responsáveis pela manutenção da Casa de Deus, sua igreja. E há benção prometidas para quem recebe com mansidão esta palavra. Quando eu me preocupo com a Casa de Deus, Ele se preocupa com a minha casa.

Aumente sua renda, crie oportunidades.

Quem observa o vento, nunca semeará, o que olha para as nuvens nunca segará. Ecl 11:4

Quando o dinheiro não está dando, só tem duas saídas, aumentar a renda e cortar despesas. Coloque uma nova atividade em oração e busque descobrir, use a criatividade, procure primeiro dentro de você mesmo, aquilo que você sabe fazer bem pode lhe trazer dinheiro.

Economize, corte despesas. Em situação normal você deve guardar 10% de sua renda. Em outros momentos mais críticos deve analizar e fazer cortes necessários ou possíveis.
Assim como há pessoas pobres e pessoas ricas há países pobres e países ricos. A diferença entre os países pobres e os ricos não é a antigüidade do país. Fica demonstrado pelos casos de países como Índia e Egito, que tem mil de anos de antigüidade e são pobres. Ao contrário, Austrália e Nova Zelândia, que há pouco mais de 150 anos eram quase desconhecidas, hoje são, todavia, países desenvolvidos e ricos.

A diferença entre países pobres e ricos também não está nos recursos naturais de que dispõem, pois o Japão tem um território muito pequeno e 80% dele é montanhoso, ruim para a agricultura e criação de gado, porém é a segunda potência econômica mundial: seu território é como uma imensa fabrica flutuante que recebe matérias-primas de todo o mundo e os exporta transformados, também a todo o mundo, acumulando sua riqueza.

Por outro lado, temos uma Suíça sem oceano, que tem uma das maiores frotas náuticas do mundo; não tem cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo; em seus poucos quilômetros quadrados, cria ovelhas e cultiva o solo quatro meses por ano já que o resto é inverno, mas tem os produtos lácteos de melhor qualidade de toda a Europa.


Igualmente ao Japão não tem recursos naturais, mas dá e exporta serviços, com qualidade muito dificilmente superável; é um país pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, que o converteu na caixa forte do Mundo.

Também não é a inteligência das pessoas a tal diferença, como o demonstram estudantes de países pobres que emigram aos países ricos e conseguem resultados excelentes em sua educação; outro exemplo são os executivos de países ricos que visitam nossas fábricas e ao falar com eles nos damos conta de que não há diferença intelectual.

Finalmente não podemos dizer que a raça faz a diferença, pois nos países centro- europeus ou nórdicos vemos como os chamados ociosos da América Latina (nós!!) ou da África, demonstram ser a força produtiva desses países.


O que é então que faz a diferença?


A atitude das pessoas faz a diferença.


E para nós que cremos em Deus, e sabemos que Ele não nos criou para vivermos na miséria e sofrimento, mas nos criou para a sua glória, e quando você cristão está vivendo uma boa vida, com paz, tranqüilidade, provisão, então, a sua vida está glorificando a Deus. Mas não se esqueça que as bençãos espirituais devem sempre, em ordem de importância, estar acima das bençãos materias, pois não somos da terra, somos do céu.

Acreditamos sim que Deus prospera o seu povo, mas geralmente trabalha com reação, ou seja, Deus reage diante de suas atitudes, quando você se levanta para realizar, para construir, então, Ele se levanta com você e faz de você um vencedor.
Ao estudar a conduta das pessoas nos países ricos se descobre que a maior parte da população cumpre as seguintes regras, cuja ordem pode ser discutida:


1. A moral como principio básico


2. A ordem e a limpeza


3. A integridade


4. A pontualidade


5. A responsabilidade


6. O desejo de superação


7. O respeito às leis e aos regulamentos


8. O respeito pelo direito dos demais


9. Seu amor ao trabalho


10. Seu esforço pela economia e investimento.



Alguns textos compolementares do tema:
Falei contigo na tua prosperidade, mas tu disseste: Não ouvirei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, pois nunca destes ouvidos à minha voz. Jeremias 22:2


E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.Dt 8:2.


Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.


Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as.E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens.Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.Dt 8:11-14

A vida da pessoa honesta é cheia de felicidade, mas quem tem pressa de enriquecer não fica sem castigo. Provérbios 28:20.


Quem enriquece à custa dos pobres ou dando presentes aos ricos acabará ficando pobre. Provérbios 22:16

(http://casadosemcristo.blogspot.com/)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails